Dicas



Como falar em público?

Estas dicas podem ajudar você.

31/10/2019

Para quem se procura saber como falar bem em público, o primeiro passo é saber que é preciso não só ter segurança naquilo que irá falar. Também é necessário saber usar a expressão corporal, ter cuidados com a voz, com a entonação, e utilizar corretamente os recursos audiovisuais, de forma a organizar ideias e dados em uma sequência que faça sentido para quem tiver assistindo.

Porém, por mais que possa parecer assustador para alguns, falar bem público é algo que faz a diferença para a carreira de qualquer profissional.

Por isso, esta é importante habilidade a ser desenvolvida, considerando que será necessário algum esforço e que o processo irá melhorando aos poucos e conforme você pratica.

Mas, para facilitar você a conquistar esta habilidade, separamos 11 dicas e técnicas que irão te ajudar no processo de como falar bem em público.

1.   Conheça seu público

Para quem está buscando formas de como falar bem em público e melhorar esta habilidade, é importante começar pelo principal: Para quem você irá falar?

Sempre procure saber quem será o seu público. Qual é o nível intelectual das pessoas para quem você vai falar? Até que ponto elas conhecem sobre assunto? Qual a faixa etária predominante?

Com estas informações mapeadas, você conseguirá ser mais assertivo na sua apresentação. E também ao despertar o interesse para aquilo que queira apresentar. E sentir que você está mandando a mensagem correta, para o público correto, é um grande benefício para ter segurança e falar bem em público.

2. Domine o assunto

Outro dos pontos mais importantes para quem busca aprender como falar bem em público, é saber o máximo que puder sobre a matéria que irá expor.

Este é, definitivamente, um dos aspectos que definem as apresentações dos melhores palestrantes do Brasil e do mundo.

Ter maior propriedade sobre um assunto sempre ajuda a ganhar maior confiança e segurança na hora de falar. Caso contrário, a falta de domínio só adiciona mais insegurança e receio de errar.

Uma dica: Se você tiver de falar por 15 minutos, por exemplo, saiba o suficiente para falar sobre o assunto por pelo menos 30 minutos e não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, mas também na forma como irá expor.

Para isso, pesquise e estude bem aquilo sobre o que irá discursar. Assim, a ansiedade vai diminuir automaticamente.

3. Roteirize bem o seu conteúdo

Diante da pressão de falar perante a uma plateia, é normal que ocorram os famosos “brancos”. E quando isso acontece, a falta de uma palavra importante na ligação de duas ideias, pode te fazer sentir desestabilizado e inseguro para continuar.

Para evitar isso, utilize alguns recursos para se apoiar. Como a apresentação no Powerpoint ou um roteiro impresso com palavras-chave sobre o assunto que irá abordar, por exemplo.

Mas, nesses casos, tome cuidado para não abusar dos recursos visuais ou ficar lendo o tempo todo. Escolha um pequeno texto para cada tela do Powerpoint, somente para te guiar e procure ensaiar sem ter que olhar para a tela.

4. Utilize recursos visuais

É comprovado que, ao apresentar uma mensagem apenas verbalmente, depois de apenas três dias, os ouvintes vão se lembrar de apenas 10% do que você falou em sua apresentação.

Entretanto, se o assunto for exposto com auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas poderão se lembrar de até 65% do que foi dito.

Com base nisso, facilite o acompanhamento do raciocínio dos seus ouvintes, com o auxílio de recursos visuais, como um PPT bem elaborado. Porém, não utilize aspectos visuais apenas porque é “bonito ou porque todo mundo usa”.  Construa uma apresentação verdadeiramente de impacto, para fazer com que o público se convença e se lembre de todo o conjunto daquilo que foi transmitido.

5. Treine em voz alta

Outra técnica interessante, para quem busca se aperfeiçoar em como falar bem em público, é treinar aquilo que vai falar antes. Seja de forma individual ou mesmo com outras pessoas que possam te ouvir, e de preferência te dar um feedback.

Isso vai te ajudar na preparação da apresentação. Além de permitir a previsão de quais reações esperar das pessoas que estarão presentes na plateia.

Além disso, ler em voz alta aquilo que irá apresentar, ajuda na pronúncia certa das palavras. Principalmente, aquelas que achar mais difíceis ou que se repetem algumas vezes ao longo do texto.

6. Chegue cedo

Aqui, já estamos caminhando para o momento da apresentação em si. Quando for realizar uma apresentação, o ideal é chegar uma hora ou 30 minutos antes do horário marcado para o início do evento.

Isso irá permitir que você se prepare psicologicamente, antes de falar, e também que conheça o espaço onde irá ficar, quando estiver no palco. Além disso, lembra-se da nossa dica nº1 para falar bem em público? Chegando mais cedo, você poderá conhecer em mais detalhes o público, ao conversar com as pessoas que forem chegando.

Isso irá ajudar a manter a calma e a quebrar o gelo, durante a apresentação.

7. Olhe para a plateia

Chegou o grande momento da apresentação? Então, fique ligado nas dicas seguintes!

A primeira delas é estar atento com a comunicação visual, durante a apresentação. Fator que é fundamental e deve atingir três objetivos:

  •         Observar a reação dos ouvintes;
  •         Prestigiar a presença das pessoas, e;
  •         Quebrar a rigidez postural.

Uma dica interessante é encontrar vários apoios que estejam transmitindo interesse na plateia ou focar a atenção em um amigo ou alguém que lhe seja próximo. Dessa maneira, você poderá se sentir bem mais seguro durante a apresentação.

8. Respire corretamente

Ainda durante a apresentação, outro fator do qual é preciso prestar muita atenção é a sua respiração, enquanto fala. Se você falar com a respiração ofegante e muito curta, acabará demonstrando ansiedade e insegurança, na hora de apresentar. Algo que será um fator a mais de desconcentração para o seu público.

Procure manter uma respiração mais prolongada, soltando o ar lentamente. O que irá ajudá-lo muito, no processo de como falar bem em público.

9. Projete a voz

Para quem busca como falar bem em público, o tom de voz é a primeira preocupação que vem à cabeça. E isto não é sem propósito, afinal, a entonação e o volume da voz são fatores essenciais para uma boa comunicação. Se você falar baixo e com uma mesma entonação, durante toda a sua a apresentação, estará tornando-a monótona e desinteressante.

Por isso, lembre-se sempre de projetar a voz e colocar emoção no seu discurso. Variando o tom conforme pede o conteúdo e, é claro, conforme demanda a audiência de sua apresentação.

10. Tenha postura

Durante a apresentação, preste atenção no seu corpo como um todo. Afinal, a boa comunicação vai além do que é dito e, quando se trata de como falar bem em público, vários aspectos devem ser levados em consideração. Evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços nas costas ou cruzados em posição defensiva. Além disso, ficar apoiado de maneira desleixada sobre uma das pernas ou mantê-las muito abertas ou muito fechadas não é aconselhável.

Em relação aos gestos, use-os com cautela, tomando cuidado com o excesso, mas tampouco deixando de usá-los completamente.

11. Interaja com a plateia

Durante uma apresentação, procure criar formas para trazer a plateia para junto de você. Isso naturalmente vai diminuir um pouco a pressão do momento. Experimente fazer perguntas e trazer dinâmicas ou outras formas de fomentar interatividade como recursos que ilustrem o tema. Podem ser estatísticas, piadas, histórias, exemplos reais ou metafóricos, uma lista de eventos, entre outros aspectos que irão permitir a criação de uma conexão emocional com o público.

Dessa forma, seu discurso poderá ficar mais divertido e conquistar mais a participação do público, deixando-o mais atento.

Conclusão

Falar em público é um dos maiores dramas e traumas de boa parte das pessoas. Especialmente para aqueles com pouca experiência ou que são desafiados à se apresentarem a novos públicos, saindo da zona de conforto. Porém, para quem busca formas de aperfeiçoar o seu discurso e fica atento às melhores práticas de como falar bem em público, este tende a ser um desafio plenamente superável. Tudo se baseia em prática e em aprendizado a partir de metodologias corretas.


Fonte: https://blog.smartalk.com.br/como-falar-bem-em-publico/